• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Câmara aprova nova regulamentação para a profissão de pedagogo

E-mail Imprimir

Câmara aprova nova regulamentação para a profissão de pedagogo
Da Redação em São Paulo

Portal UOL Educação, 20/08/2009


A Câmara aprovou nesta quarta-feira (19) a regulamentação da profissão de pedagogo. O texto prevê que apenas quem tiver graduação em pedagogia poderá exercer a profissão.

Leia mais...
 

Lição de casa para os pais

E-mail Imprimir

Pesquisas mostram que nada é tão decisivo para um bom desempenho escolar quanto o incentivo dos pais para os estudos. Já se sabe até como eles podem dar esse empurrão.

Um dos papéis do pai na educação do filho é adequar uma parte da casa para os estudos da criança

A volta às aulas traz à tona uma das questões mais incômodas para pais de estudantes em todos os níveis de ensino: como ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-los cultivar o apreço pelo estudo? Para tarefa tão complexa, não existe uma fórmula mágica que, aplicada à risca pela família, resultará num aluno exemplar. A excelência, afinal, é produto de muitas variáveis, tais como o talento individual e os estímulos providos pela própria escola - e não apenas de um ambiente favorável ao aprendizado em casa.

Última atualização em Sex, 28 de Agosto de 2009 14:04 Leia mais...
 

Qual é a importância dos pais disponibilizarem um tempo maior para seus filhos durante as férias escolares?

E-mail Imprimir
As férias escolares, principalmente as férias do mês de Julho, constituem uma pausa no ritmo acelerado de informações e conhecimentos  que nossas escolas detonam em seus currículos, a cada período letivo. Não nos cabe aqui apontar qual seria a metodologia  prazerosa e de construção do saber ,para uma escola motivadora, mas valorizar o aproveitamento do tempo, chamado de “trégua aos conteúdos e atividades oferecidas pela escola”
Sabemos que "o processo de aprendizagem desenvolve-se numa atmosfera que exaspera as dinâmicas emotivas--afetivas e (...)  é de fato necessário repará-la a tempo para a  futura inserção disciplinada no trabalho e na sociedade" (Biasutti).  Desta forma, a Família não só deve estar atenta  a, como a criança recebe esta dinâmica, mas acima de tudo , favorecer os momentos de lazer, nas férias escolares, para resignificação deste movimento de crescimento intelectual e, como afirma Wallon, de crescimento igualmente afetivo.
Leia mais...
 

Carta Aberta

E-mail Imprimir

Realizou-se em Brasília, nos dias 18 e 19 de março, o Encontro Nacional de Especialistas em Educação, onde a AOERGS foi representando a Orientação Educacional.Foi tratada a seguinte pauta: Diretrizes do Curso de Pedagogia – Formação dos Especialistas; Organização Nacional;Profissionalização do Servidor Público;FUNDEB/Aposentados.Os representantes das entidades de especialistas de vários Estados redigiram uma “Carta Aberta”. (Jornal Prenúncio nº97 – Abril/2006 – pag 03)

Leia mais...
 

A Orientação Educacional faz pulsar o Coração da Escola

E-mail Imprimir

Uma estória (dessas que nos fazem refletir) conta que dois amigos desejavam viver intensamente a estrada de suas vidas ...  Combinaram se reencontrar num ponto da estrada. Chegar significaria ter  encontrado  o Ideal. A estrada era longa e cada um seguiu com seu passo. O tempo passou e um dia o primeiro caminhante , cumprindo sua caminhada ,  chegou ao Ideal e aguardou seu amigo. De quando em quando olhava para estrada desejando vê-lo  ao longe. Já considerava que algum atalho  afastara seu amigo do caminho. Eis que, numa tarde o avistou. Seu passo era firme apesar da idade, seu sorriso moldava sua face   apesar  do cansaço  e  vestia-se de  emoção.

-    Porque demoraste tanto ? perguntou-lhe o amigo.

Leia mais...
 


Página 23 de 26

Login de usuário

Parceiros

Banner
Banner