• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Manifesto da Eko Porã - Festival da Primavera - Arte, Cultura, Política

E-mail Imprimir

Foi assim: o grande deus Ñanderu viu que era preciso refazer o mundo que havia sido destruído pela água. Mandou, então, seus filhos, Kuaray (o sol) e Jacy (a lua), para criar o segundo mundo, esse em que vivemos. A missão dos filhos de Ñanderu era criar uma terra livre, que fosse de todos, dividida conforme as necessidades, cheia de flores e frutos para serem repartidos. E Kuaray e Jacy deveriam garantir que na Tekoá, a terra de todos, a vida fosse Eko Porã, ou seja, vida boa e bonita para todos.


Com a chegada dos brancos europeus nas terras de Pindorama, milhões de seres foram destruídos, povos inteiros foram massacrados e muito da cultura primitiva se perdeu. Os povos híbridos que vieram depois incorporaram outras histórias, outras tradições, outros deuses. Mas, a despeito de tudo, Kuaray e Jacy continuam a nos olhar com seus olhos mansos apontando o caminho da Eko Porã. O povo Guarani Mbyá, originário deste nosso pedaço de chão, não esqueceu seus deuses nem seus mitos e é neles que nos sustentamos agora para iniciar nossa saudação ao sol e à primavera.

Leia mais...
 

Crianças Índigo e Cristal

E-mail Imprimir

Celso J.S.Nogueira - Palestra proferida na Fraternidade da Luz em18/06/2004.


Nesta noite eu vou falar sobre um tema fascinante! Nesta noite eu vou falar das Crianças das Estrelas: as Crianças Índigo e as Crianças Cristal. Estes seres fantásticos que estão chegando à Terra, cada vez mais e mais... encarnando em todos os países, em todas as raças, em todos os níveis sociais, nas aldeias mais distantes e nas cidades mais populosas e muito... muito possivelmente dentro da sua própria família, bem debaixo do seu nariz!
As Crianças Índigo são crianças fabulosas que estão encarnando aqui na Terra há bastante tempo, mas vinham poucas delas, até que depois da segunda guerra mundial começaram a vir em maior número e a partir da década de 70 então, começaram a chegar em ondas, cada vez mais e mais delas. Hoje, os dados são impressionantes! Pesquisadores americanos estimam que depois de 1995 oitenta e cinco por cento dos nascimentos ocorridos na Terra é de crianças índigo!

Leia mais...
 

Fórum de Pedagogos se reúne

E-mail Imprimir
Pedagogos se reúnem em Maricá, para seu 8º encontro, quando discutirão sua  atuação no Ensino Médio.

O Fórum vem se reunindo desde 2005 com o objetivo de discutir a identidade profissional da categoria e sua atuação na sociedade. A seccional da região Leste Metropolitana fará o encontro no dia 12 de setembro, às 13h e 30 min., no Espaço Sal da Terra, localizado na Av. Álvares de Castro, 239A, no centro de Maricá.

Mudanças no ensino médio

No início do mês, o ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou a decisão do Conselho Nacional de Educação que determina o ensino obrigatório de Filosofia e Sociologia no ensino médio. Em artigo, o educador Paulo Sampaio criticou a inclusão, defendendo o investimento em atualização e material para disciplinas básicas, como Português e Matemática.
Leia mais...
 

O Serviço de Orientação Educacional e a Orientação Profissional no Espaço Escolar

E-mail Imprimir

O Serviço de Orientação Educacional (SOE) também deve realizar o trabalho de Orientação Profissional[1] muitas vezes chamado de vocacional.

A partir de uma maior conscientização de si mesmo, os estudantes poderão tomar decisões mais embasadas diante da variedade de opções profissionais. Cada estudante terá acesso às informações sobre as profissões existentes no mercado e serão analisados os seus interesses, potencialidades e limitações.

O adolescente em processo de escolha necessita refletir a respeito de seus sentimentos, interesses e gostos. Precisa aprender a filtrar as informações que vai reunir ao pesquisar as profissões e, num processo de exclusões sucessivas, chegar à profissão que melhor se adeqüe ao seu perfil.

Leia mais...
 

Aposentadoria Especial

E-mail Imprimir
Previdência Social
Professores – Cargos de Direção Pedagógica – Aposentadoria Especial


PROFESSORES QUE EXERCEREM CARGOS DE DIREÇÃO PEDAGÓGICA PODERÃO TER APOSENTADORIA ESPECIAL.


O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu hoje (29) o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3772, proposta contra o artigo 1º da Lei Federal 11.301/06, que estabeleceu aposentadoria especial para especialistas em educação que exerçam direção de unidade escolar, coordenação e assessoramento pedagógico.

Leia mais...
 


Página 24 de 25

Login de usuário

Usuários Online

Nós temos 43 visitantes online

Parceiros

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner