• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

A Cultura da Paz desenvolvida junto aos jovens

E-mail Imprimir

RESUMO

O presente artigo tem com objetivo a discussão sobre a Cultura da Paz desenvolvida junto aos jovens, onde estaremos debatendo os valores, atitudes e conhecimentos mais construtivos nas reflexões que preparem os indivíduos para viverem em um mundo pacífico.

 

Palavras-chaves: Paz, Valores, Educação, Conflitos, Violência.

 

Titulo em inglês: CULTURE OF PEACE AND NON-VIOLENCE A

Leia mais...
 

Filosofia para aprender a pensar

E-mail Imprimir
Ciência não é vista, hoje, como atividade para gente grande, mas como matéria de ensino da educação básica. Carlos Oliveira (para www.jornaldacomunidade.com.br)

Filosofia não é só para gente grande e nem ciência antiquada. É sempre atual e, em algumas escolas, ela é ensinada desde as primeiras séries da educação básica. É o que garantem os criadores de uma nova metodologia desenvolvida para o ensino da “mãe de todas as ciências”: o Programa Filosófico-pedagógico Educar para o Pensar: Filosofia com crianças, adolescentes e jovens, que foi criado em 1989, pelo doutor em Filosofia da Educação, professor Silvio Wonsovicz.

Leia mais...
 

O milho e a pipoca: uma metáfora sobre o poder da educação

E-mail Imprimir

“A educação, especificidade humana, como um ato de intervenção no mundo” (FREIE, 1996)


Todo ser vivo nasce com uma intenção de ser. Se deixado entregue aos desígnios de sua própria natureza trará a tona toda sua essência boa e má e, prevalecerá aquela que no momento da criação manifestou-se primeiro, mais forte, com poder de intervir.

Assim é o milho. Traz dentro de si toda a intenção da semente: crescer, frutificar e gerar outros seres tais quais sua matriz.

Leia mais...
 

O Mediador da Escola

E-mail Imprimir

O mediador da escola

Elo entre educadores, pais e estudantes, o orientador educacional atua para administrar diferentes pontos de vista.

Daniela Almeida

Antes tido como o responsável por encaminhar os estudantes considerados "problema" a psicólogos, o orientador educacional ganhou uma nova função, perdeu o antigo e pejorativo rótulo de delegado e hoje trabalha para intermediar os conflitos escolares e ajudar os professores a lidar com alunos com dificuldade de aprendizagem.
Leia mais...
 

Orientação educacional: ressignificando seu papel no cotidiano escolar

E-mail Imprimir
Rita de Cássia Prazeres Frangella

Doutora em Educação pela Uerj; professora do CAp-Uerj

Tratar da atividade de orientação remete a questões que entrecruzam funções não tão claras quanto aparentam ser. Afinal, o que é ser orientador? Cabe a ele a tarefa de orientar. Recuperando o sentido lato destas palavras no Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, encontra-se:
Leia mais...
 


Página 25 de 25

Login de usuário

Usuários Online

Nós temos 22 visitantes online

Parceiros

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner